VANTAGENS E CARACTERÍSTICAS DAS LOJAS “FÍSICO-VIRTUAIS”: O CASO DA COLOMBO VIRTUAL SHOP

Autores/as

  • Mauricio Gregianin Testa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS / Brasil
  • Edimara Mezzomo Luciano PUC-RS/Brasil

Palabras clave:

comércio eletrônico, comércio “físico-virtual”, varejo, varejo virtual

Resumen

Este artigo procura identificar as especificidades e generalidades do varejo “físico-virtual” na visão de uma empresa que atua neste segmento, ou seja, as características e os elementos que motivam a escolha pelas lojas “físico-virtuais”. Uma loja “físico-virtual” compartilha características de lojas físicas e do comércio eletrônico e consiste em uma loja física que não possui produtos em exposição, uma vez que o cliente escolhe os produtos e realiza as compras através de computadores presentes na loja, normalmente auxiliado por um vendedor. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou a estratégia do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu através de seis entrevistas semi-estruturadas com gerentes de lojas da Colombo Virtual Shop e uma entrevista com um dos responsáveis pela definição e implementação deste novo canal de venda das Lojas Colombo. Além das entrevistas, realizou-se uma observação do ambiente e do funcionamento de seis lojas, incluindo nesta o sistema de informação utilizado para a venda dos produtos. Os resultados descrevem os elementos que levaram à criação da Colombo Virtual Shop, a estrutura necessária para operações “físico-virtuais”, a relação deste tipo de loja com o comércio eletrônico, as características dos clientes e das lojas e as vantagens que explicam porque um cliente compra nas lojas “físico-virtuais”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-04-24

Cómo citar

Gregianin Testa, M., & Mezzomo Luciano, E. (2013). VANTAGENS E CARACTERÍSTICAS DAS LOJAS “FÍSICO-VIRTUAIS”: O CASO DA COLOMBO VIRTUAL SHOP. Revista Electrónica De Administración, 14(1), 160–186. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39268