CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO EM PROFUNDIDADE DE UM TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
Palavras-chave:
desempenho no trabalho, treinamento a distância, validação psicométrica, impacto em profundidade, aprendizagem formal.Resumo
No atual cenário globalizado, as organizações vêm planejando e desenvolvendo, continuamente, ações de capacitação e aprendizagem junto aos seus membros. Tais ações estão sendo utilizadas pelas organizações a fim de garantir o desenvolvimento contínuo dos funcionários, face à obsolescência do conhecimento, típica do atual cenário contemporâneo. A avaliação dos treinamentos oferecidos vem, então, sendo realizada com o objetivo de verificar a efetividade de tais ações instrucionais. Os níveis mais comuns de avaliação da eficácia dos treinamentos são reações, suporte à aprendizagem e à transferência do aprendido, e impacto de treinamento no trabalho. Este trabalho apresenta as etapas de validação de uma escala de avaliação de impacto em profundidade de um treinamento realizado totalmente à distância, oferecido pela universidade corporativa de uma organização bancária de âmbito nacional. O curso objetivava preparar o empregado para analisar e aplicar medidas de prevenção à lavagem de dinheiro em situações bancárias. A coleta de dados foi realizada à distância, e contou com uma amostra de 1.114 participantes. Todos os procedimentos de análise psicométrica dos dados foram adotados. Como resultado, o instrumento foi validado, com indicação de duas estruturas empíricas igualmente válidas, bi e unifatorial. Ambas contaram com bons índices psicométricos. Sugere-se, para estudos futuros, a re-aplicação deste instrumento no contexto de outras organizações que ofereçam o mesmo curso analisado, ou mesmo que se efetue a construção de escalas similares de impacto de treinamento em profundidade a partir dos passos delimitados neste artigo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-16
Como Citar
Coelho Junior, F. A., & da Silva Abbad, G. (2013). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO EM PROFUNDIDADE DE UM TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO. Revista Eletrônica De Administração, 16(1), 91–119. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38978
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.