Determinantes do comportamento de compra de produtos fair trade por grupos de residentes nos Estados Unidos
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender e analisar fatores determinantes do consumo de produtos Fair Trade por grupos de consumidores residentes nos Estados Unidos. A partir de um estudo quantitativo de caráter explicativo, a pesquisa foi conduzida por meio de survey em que os dados coletados foram submetidos a Análise Fatorial e a Análise de cluster pelo método K-means. Como principais resultados foram extraídos quatro fatores capazes de explicar o consumo de produtos Fair Trade: 1) Conhecimento do movimento e disponibilidade dos produtos; 2) Estilo de vida e identidade dos consumidores; 3) Valores éticos e preocupações socioambientais e; 4) Preço e Qualidade. Além disso, foi possível o agrupamento das variáveis analisadas em seis clusters distintos que apresentaram características semelhantes em relação ao consumo de produtos Fair Trade, mas que se diferenciam em relação às intenções de compra futura. O estudo avança em duas dimensões: a primeira permite apresentar um framework teórico capaz de sintetizar estudos sobre o consumo Fair Trade e; a segunda ao propor um framework analítico que permite levantar inquietações que transbordam a compreensão tradicional dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de grupos Fair Trade e merecem novas investigações.
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Copyright (c) 2024 Enmily Bhárbara Martins dos Santos, Layon Carlos Cezar

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