Determinantes do comportamento de compra de produtos fair trade por grupos de residentes nos Estados Unidos

Autores

  • Enmily Bhárbara Martins dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Layon Carlos Cezar Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-2062-4593

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender e analisar fatores determinantes do consumo de produtos Fair Trade por grupos de consumidores residentes nos Estados Unidos. A partir de um estudo quantitativo de caráter explicativo, a pesquisa foi conduzida por meio de survey em que os dados coletados foram submetidos a Análise Fatorial e a Análise de cluster pelo método K-means. Como principais resultados foram extraídos quatro fatores capazes de explicar o consumo de produtos Fair Trade: 1) Conhecimento do movimento e disponibilidade dos produtos; 2) Estilo de vida e identidade dos consumidores; 3) Valores éticos e preocupações socioambientais e; 4) Preço e Qualidade.  Além disso, foi possível o agrupamento das variáveis analisadas em seis clusters distintos que apresentaram características semelhantes em relação ao consumo de produtos Fair Trade, mas que se diferenciam em relação às intenções de compra futura. O estudo avança em duas dimensões: a primeira permite apresentar um framework teórico capaz de sintetizar estudos sobre o consumo Fair Trade e; a segunda ao propor um framework analítico que permite levantar inquietações que transbordam a compreensão tradicional dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de grupos Fair Trade e merecem novas investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enmily Bhárbara Martins dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa. Membra do Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Comunicação (GEMTEC UFV)

Layon Carlos Cezar, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. Coordenador do Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Comunicação (GEMTEC UFV)

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Santos, E. B. M. dos, & Cezar, L. C. (2024). Determinantes do comportamento de compra de produtos fair trade por grupos de residentes nos Estados Unidos. Revista Eletrônica De Administração, 30(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136553