O uso de estratégias de legitimidade: um estudo nos três maiores frigoríficos brasileiros

Autores

  • José Alexandre Santos Centro Universitário Unigran Capital, Campo Grande - MS
  • Denise Barros de Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Faleiros de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Vinícius Soares de Oliveira Centro Universitário Unigran Capital; Campo Grande - MS

Resumo

Este artigo desvenda as estratégias de legitimidade moral utilizadas pelos maiores frigoríficos brasileiros. A análise foi realizada a partir das sentenças declaradas nos relatórios de sustentabilidade dos frigoríficos. Utilizando a análise de conteúdo, foi possível identificar e relacionar as sentenças com as estratégias de legitimidade moral. Observa-se que as organizações dedicam maior atenção em ganhar legitimidade moral, principalmente, oferecendo demonstrações simbólicas, incorporando-se a instituições e definindo metas. O artigo contribui para a compreensão das estratégias de legitimidade moral e como guia de informações para os elaboradores de relatórios de sustentabilidade.  

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Alexandre Santos, J., Barros de Azevedo, D., Faleiros de Oliveira, F., & Soares de Oliveira, V. (2024). O uso de estratégias de legitimidade: um estudo nos três maiores frigoríficos brasileiros . Revista Eletrônica De Administração, 30(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/135231