Professores o tempo todo

um estudo sobre as condições materiais, físicas e psicológicas de docentes no ensino superior durante a pandemia do Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Condições de trabalho, COVID-19, Trabalho docente.

Resumo

A pandemia causada pelo COVID-19 provocou transformações na organização social do trabalho, ocasionada principalmente pela expansão do trabalho remoto, e afetou trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, já prejudicados pelas sucessivas reformas trabalhistas e previdenciárias realizadas especialmente no decorrer das últimas três décadas. Com o trabalho docente não foi diferente. O presente artigo possui dois objetivos principais: o primeiro foi identificar as transformações ocorridas na organização do trabalho docente no ensino superior durante o período pandêmico. A partir da caracterização das mudanças, nós nos direcionamos ao segundo objetivo, que foi analisar de que forma as condições materiais, físicas e emocionais afetam os docentes no momento da pandemia. Adotamos na pesquisa um delineamento qualitativo, que contou com a realização e a análise de conteúdo de 18 entrevistas com professores e professoras, que atuaram durante o primeiro semestre de 2020 ministrando aulas para cursos de graduação e especialização em Administração e Contabilidade. Os resultados indicam que as adaptações emergenciais realizadas na organização do trabalho e a inadequação dos recursos materiais disponíveis sobrecarregaram os professores com novas funções e atividades, com efeitos prejudiciais às suas condições físicas e psicológicas. A ausência de suporte institucional ao trabalho docente foi também um traço marcante identificado no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egon Bianchini Calderari, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É mestre em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/PPGA) e professor substituto pela mesma instituição (UTFPR/DAADM - Campus Pato Branco).

Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna, Fundação Getúlio Vargas

É doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) e mestre em pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/PPGA).

Francis Kanashiro Meneghetti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UTFPR) e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UTFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR).

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Calderari, E. B., Vianna, F. R. P. M., & Meneghetti, F. K. (2022). Professores o tempo todo: um estudo sobre as condições materiais, físicas e psicológicas de docentes no ensino superior durante a pandemia do Covid-19. Revista Eletrônica De Administração, 28(2), 487–524. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/112251

Edição

Seção

Especial: contribuições da administração para superar a crise na pandemia