Trajetórias formativas dos ex-bolsistas do PIBID da Universidade Feevale
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol41n12025.138564Palavras-chave:
Formação docente, Iniciação à docência, Políticas públicas em educaçãoResumo
O estudo investiga as trajetórias formativas dos ex-bolsistas do PIBID da Universidade Feevale. A fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem o percurso dos egressos. Utilizaram-se dados quantitativos e qualitativos, incluindo questionário com 34 ex-bolsistas e entrevistas com seis deles. Para a maioria dos egressos, o PIBID contribuiu para sua inserção, atuação profissional e permanência na educação básica. Todavia, o PIBID poderia ampliar seu espaço e duração, permitir maior liberdade para abordagens interdisciplinares e evitar ocorrer no contraturno escolar.
Downloads
Referências
ARAUJO, Adriana Castro; ANDRIOLA, Wagner Bandeira; COELHO, Afrânio de Araújo. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educação em revista (online), Belo Horizonte, n. 34, p. 1-22, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100021&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.
BARTOCHAK, Ântony Vinícius; SANTOS, Everton Rodrigo; SANFELICE, Gustavo Roese. PIBID na trajetória de política pública de iniciação à docência. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 15, n. 20, maio 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-19692021000100133. Acesso em: 27 fev. 2025.
BARTOCHAK, Ântony Vinícius; SANFELICE, Gustavo Roese; HEIDRICH, Regina de Oliveira Heidrich. Trajetórias formativas dos ex-bolsistas do PIBID-Educação Física da Universidade Feevale sobre as práticas inclusivas e a percepção do ex-professor supervisor. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], v. 27, n. 60, p. 125-145, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822022000200125. Acesso em: 27 fev. 2025.
BARTOCHAK, Ântony Vinícius; SANFELICE, Gustavo Roese. Impactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5597, 27 out. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/LrjTGXSZLd4SCTn7VFVJ5BH/. Acesso em: 27 fev. 2025.
BITTENCOURT, Ricardo Luiz de; MEDEIROS, Giana. Contribuições do PIBID para a prática pedagógica de professores em início de carreira. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 418-435, jan.-dez. 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/30647. Acesso em: 21 fev. 2024.
DARROZ, Luiz Marcelo; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Contribuições de um programa de iniciação à docência para o desenvolvimento profissional do professor de Física. Caderno brasileiro de ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 138-158, abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p138. Acesso em: 21 fev. 2024.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel; CARDOSO, Nilson de Souza. Inserção profissional na docência: experiência de egressos do PIBID. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186947. Acesso em: 21 fev. 2024.
GATTI, Bernadete. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/298. Acesso em: 22 fev. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.
GOES, Graciete Tozetto; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação do PIBID por licenciados egressos: um estudo de caso. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 73, p. 104-137, jan.-abr. 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5813. Acesso em: 21 fev. 2024.
GUBER, Rosana. El salvaje metropolitano: reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Paidós, 2004. Disponível em: http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/el-salvaje-metropolitano.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade (online), Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/#. Acesso em: 21 fev. 2024.
PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa; ROCHA, Simone Albuquerque da. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em revista (online), Belo Horizonte, v. 34, p. 1-31, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-46982018000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2024.
RIBEIRO, Laíse Ataides; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. O desenvolvimento profissional docente e o PIBID: influências do programa desvelada por seus egressos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 21, p. 45-74, jan.-abr. 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/861. Acesso em: 21 fev. 2024.
VERASZTO, Estéfano Vizconde. et al. Impactos do PIBID na formação de licenciandos: avaliação de bolsistas egressos dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 544-560, jan.-jun. 2017. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/135. Acesso em: 21 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.