Quem governa a governança? Análise do iGG a partir das capacidades das Instituições Federais de Ensino

Autores

  • Dayse Leticia Pereira Amâncio Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. dayse.amancio@ufv.br https://orcid.org/0000-0002-5736-0141
  • Evandro Rodrigues de Faria Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. evandroadm@ufv.br https://orcid.org/0000-0001-7982-3947
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. marcoaurelio@ufv.br https://orcid.org/0000-0002-9538-1699
  • Luiz Antônio Abrantes Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. abrantes@ufv.br https://orcid.org/0000-0002-4460-125X

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.137833

Palavras-chave:

Governança pública, Capacidade técnica, Instituições federais de ensino

Resumo

Este estudo buscou validar o índice integrado de governança e gestão públicas (iGG) das IFES brasileiras, a partir de aspectos voltados à capacidade técnica destas instituições. Os dados coletados de 103 IFES foram submetidos a análise de clusters e a testes de médias. Com base na identificação de possíveis fragilidades do índice quanto às áreas de pessoal, TI, recursos financeiros e controle interno, tem-se que o iGG carece de aprimoramento para, como instrumento de gestão, facilitar a promoção de governança nas IFES e, por conseguinte, contribuir para uma educação pública de qualidade.

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Biografia do Autor

Dayse Leticia Pereira Amâncio, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. dayse.amancio@ufv.br

Mestre em Administração Pública, Graduada em Administração e em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição.

Evandro Rodrigues de Faria, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. evandroadm@ufv.br

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. marcoaurelio@ufv.br

Doutor e Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Luiz Antônio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. abrantes@ufv.br

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Amâncio, D. L. P., Faria, E. R. de, Ferreira, M. A. M., & Abrantes, L. A. (2025). Quem governa a governança? Análise do iGG a partir das capacidades das Instituições Federais de Ensino. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.137833