¿Quién gobierna la gobernanza? Análisis de iGG de las capacidades de las Instituciones Educativas Federales

Autores/as

  • Dayse Leticia Pereira Amâncio Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. dayse.amancio@ufv.br https://orcid.org/0000-0002-5736-0141
  • Evandro Rodrigues de Faria Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. evandroadm@ufv.br https://orcid.org/0000-0001-7982-3947
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. marcoaurelio@ufv.br https://orcid.org/0000-0002-9538-1699
  • Luiz Antônio Abrantes Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. abrantes@ufv.br https://orcid.org/0000-0002-4460-125X

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.137833

Palabras clave:

Gobernanza pública, Capacidad técnica, Instituciones educativas federales

Resumen

Este estudio buscó validar el índice integrado de gobernanza y gestión pública (iGG) de IFES brasileñas, con base en aspectos de la capacidad técnica de estas instituciones. Los datos recopilados de 103 IFES se sometieron a análisis de conglomerados y pruebas de medias. Posibles debilidades del índice identificadas en las áreas de personal, tecnología de la información, recursos financieros y control interno, queda claro que el iGG necesita mejoras para, como instrumento de gestión, facilitar la promoción de la gobernanza en IFES y, por tanto, contribuir a una educación pública de calidad.

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Biografía del autor/a

Dayse Leticia Pereira Amâncio, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. dayse.amancio@ufv.br

Mestre em Administração Pública, Graduada em Administração e em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição.

Evandro Rodrigues de Faria, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. evandroadm@ufv.br

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. marcoaurelio@ufv.br

Doutor e Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Luiz Antônio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, Brasil. abrantes@ufv.br

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

2025-04-15

Cómo citar

Amâncio, D. L. P., Faria, E. R. de, Ferreira, M. A. M., & Abrantes, L. A. (2025). ¿Quién gobierna la gobernanza? Análisis de iGG de las capacidades de las Instituciones Educativas Federales. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.137833