Produção científica sobre o modelo de gestão das universidades públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.131944

Palavras-chave:

instituição pública de educação superior, administração universitária, gerencialismo, gestão democrática

Resumo

Este artigo objetivou mapear a produção científica sobre modelo de gestão das universidades públicas brasileiras publicada de 1995 a 2022. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura que selecionou, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Google Acadêmico, 21 estudos, que foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo. Os principais resultados revelaram o avanço do modelo de gestão gerencial nas universidades públicas analisadas, ocorrendo a disputa com os modelos burocrático e democrático. Concluiu-se que os estudos sobre o objeto em questão podem constituir um importante instrumento de diagnóstico da realidade da gestão universitária, ao revelar os modelos que têm predominado nas universidades públicas, oportunizando a reflexão contínua sobre o desenvolvimento da gestão democrática, conforme estabelecido na Constituição Federal. Este estudo contribuiu com sugestões de pesquisas futuras, instigadas pelas lacunas encontradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fádya Lorena de Souza Moura, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA. Brasilfadya.moura@hotmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é assistente em administração na UFOPA, campus Santarém/PA.

Maria Edilene da Silva Ribeiro, Universidade Federal Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil. mariaedileneribeiro@yahoo.com.br

Doutora em Educação. Docente e pesquisadora da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Formação e Práxis Educativa - Geppeduc.

Referências

ANDRADE, F. H. S. A Nova Gestão Pública e o impacto no ensino superior no Brasil: a experiência de uma universidade pública. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade do Porto, Porto, 2020. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/131054/2/434086.pdf . Acesso em: 30 jun. 2022.

ARAÚJO, S.; CASTRO, A. M. D. A. Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático? Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 81-106, jan./mar. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/BfVtShRQgbcPfN4MjtL3RXR/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 4 ago. 2022.

ATALLAH, Á. N.; CASTRO, A. A. Revisão sistemática da literatura e metanálise: a melhor forma de evidência para tomada de decisão em saúde e a maneira mais rápida de atualização terapêutica. In: ATALLAH, Á. N.; CASTRO, A. A. (Org.). Evidências para melhores decisões clínicas. São Paulo: Lemos, 1998. v. 1, p. 20-28. Disponível em: http://www.centrocochranedobrasil.com.br/cms/apl/artigos/artigo_530.pdf . Acesso em: 1 mar. 2022.

BANCO MUNDIAL. La Enseñanza Superior: las lecciones derivadas de la experiencia. 1995. Disponível em: https://documentos.bancomundial.org/es/publication/documents-reports/documentdetail/274211468321262162/la-ensenanza-superior-las-lecciones-derivadas-de-la-experiencia . Acesso em: 13 fev. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm . Acesso em: 29 mar. 2021.

BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-do-estado-1995.pdf . Acesso em: 9 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm . Acesso em: 22 mar. 2021.

CANÇADO, A. C.; TENÓRIO, F. G.; PEREIRA, J. R. Gestão social: reflexões teóricas e conceituais. Cadernos Ebape.br, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 681-703, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/mMHMPWFCXyg7hF3NcBSnyyx/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 24 jun. 2022.

CURY, C. R. J. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 18, n. 2, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/25486 . Acesso em: 30 jun. 2022.

HORIYE, T.A. Gestão universitária: um estudo sobre o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual de Londrina. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000218355 . Acesso em: 30 jun. 2022.

LARA, J. C.. Gestão e processo de elaboração do plano de desenvolvimento institucional - PDI: caso de uma universidade do estado de Mato Grosso. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2018. Disponível em: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1259 . Acesso em: 30 jun. 2022.

MARTÍN-MARTÍN, A. et al. Google Scholar, Web of Science, and Scopus: A systematic comparison of citations in 252 subject categories. Journal of Informetrics, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 1160-1177, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.joi.2018.09.002 . Acesso em: 20 set. 2023.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PARO, V. H. Pitacos teóricos 27: O que é gestão escolar? [S. l.], 9 jun. 2020. Disponível em: https://www.vitorparo.com.br/27-o-que-e-gestao-escolar/ . Acesso em: 3 jan. 2022.

RIBEIRO, M. E. S. A gestão universitária: um estudo na UFPA, de 2001 a 2011. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/bv/arquivos/File/edilene_dout2013.pdf . Acesso em: 30 mar. 2021.

RIBEIRO, R. M. C. Gestão democrática na universidade pública: influências de outros campos na construção de um modelo. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 155-170, dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.28841 . Acesso em 30 mar. 2021.

SOUZA, R. A.; SILVA, M. S. P.. Modelos e práticas de gestão na educação superior: uma análise do processo de implantação da UFT. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19145 . Acesso em: 30 jun. 2022.

TENÓRIO, F. G. (Re)Visitando o Conceito de Gestão Social. Desenvolvimento em Questão, [S. l.], ano 3, n. 5, p. 101-124, jan./jun. 2005. Disponível em: https://www.ufjf.br/virgilio_oliveira/files/2014/10/Texto-17-Ten%C3%B3rio-2005.pdf . Acesso em: 24 jun. 2022.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por . Acesso em: 13 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Como Citar

Souza Moura, F. L. de, & da Silva Ribeiro, M. E. (2024). Produção científica sobre o modelo de gestão das universidades públicas brasileiras. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.131944