GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: MAIS FREIRE, NUNCA MENOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113152

Palabras clave:

Legado freireanao – Gestão democrática – Paulo Freire

Resumen

O artigo trata da gestão democrática da escola na perspectiva freireana. Partimos do princípio de que frente ao legado freireano para a educação, esta é a dimensão menos pesquisada de sua obra. Foram selecionadas e tomadas como ponto de partida, para reflexão, passagens da obra freireana que entendemos conter importantes elementos epistemológicos para a construção de uma gestão democrática da escola. Propomos, a partir da obra freireana, alguns passos como forma de contribuir para a elevação do patamar das relações democráticas na gestão da escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valdo Hermes Barcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA- UFSM

Prof. TITULAR – UFSM ̸ Santa Maria ̸ RS ̸ Brasil
PhD em Antropofagia Cultural Brasileira
Pesq. Prod. 1 - CNPQ
Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - ALPAS - 21 - Cadeira Paulo Freire.
Membro da Academia Santa Mariense de Letras-ASL - Cadeira Cyro Martins.
Membro da Casa do Poeta de Santa Maria-CAPOSM
Consultor MEC/UNESCO - MEC/MMA - CYTED - INPA - MCT
Membro Anistia Internacional BRASIL (1972)

Maria Aparecida Azzolin, Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação - UFSM 
Mestra em Educação Unipampa (Jaguarão) 
Pedagoga e Licenciada em HistóriaPsicanalista (ABRAPSI)Professora 

Citas

BARCELOS, V. POPULISMO E FASCISMO – os maiores inimigos da democracia. OIKOS. São Leopoldo, 2020.

BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Campinas. Mercado Aberto, 2002.

FLEURI, R, M. REINVENTAR O PRESENTE ...pois o amanhã se faz na transformação do hoje. Fortaleza. UFC, 2008

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. R Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

___________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2016. (60ª. Edição).

___________. Cartas A Cristina – Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo. UNESP, 2001.

___________. Educação e Mudança. São Paulo. PAZ e TERRA, 1979.

___________. Política e Educação. São Paulo. Cortez, 2003a.

___________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

________. El grito manso. Buenos Aires: siglo veintiuno, 2003b.

MATURANA, Humberto; DÁVILA, Ximena Habitar humano: em seis ensaios de Biologia–Cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.

MATURANA, Humberto.; VERDEN-ZÖLLER,Gerda. Amar e brincar – fundamentos esquecidos do humano. São Paulo. Palas Athena, 2004.

PAZ, O. Laberinto de la soledad. Obras Completas. V. 8. México. Fondo de Cultura Económica, 1994.

REVISTA DE EDUCAÇÃO AEC. Paulo Freire, Brasília, v.27, n. 106, p.9-12, jan/mar. 1998.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Barcelos, V. H., & Azzolin, M. A. (2021). GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: MAIS FREIRE, NUNCA MENOS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(2), 770–786. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113152

Número

Sección

Paulo Freire e a gestão educacional