GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: MAIS FREIRE, NUNCA MENOS
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113152Palabras clave:
Legado freireanao – Gestão democrática – Paulo FreireResumen
O artigo trata da gestão democrática da escola na perspectiva freireana. Partimos do princípio de que frente ao legado freireano para a educação, esta é a dimensão menos pesquisada de sua obra. Foram selecionadas e tomadas como ponto de partida, para reflexão, passagens da obra freireana que entendemos conter importantes elementos epistemológicos para a construção de uma gestão democrática da escola. Propomos, a partir da obra freireana, alguns passos como forma de contribuir para a elevação do patamar das relações democráticas na gestão da escola.
Descargas
Citas
BARCELOS, V. POPULISMO E FASCISMO – os maiores inimigos da democracia. OIKOS. São Leopoldo, 2020.
BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Campinas. Mercado Aberto, 2002.
FLEURI, R, M. REINVENTAR O PRESENTE ...pois o amanhã se faz na transformação do hoje. Fortaleza. UFC, 2008
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. R Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
___________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2016. (60ª. Edição).
___________. Cartas A Cristina – Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo. UNESP, 2001.
___________. Educação e Mudança. São Paulo. PAZ e TERRA, 1979.
___________. Política e Educação. São Paulo. Cortez, 2003a.
___________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
________. El grito manso. Buenos Aires: siglo veintiuno, 2003b.
MATURANA, Humberto; DÁVILA, Ximena Habitar humano: em seis ensaios de Biologia–Cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.
MATURANA, Humberto.; VERDEN-ZÖLLER,Gerda. Amar e brincar – fundamentos esquecidos do humano. São Paulo. Palas Athena, 2004.
PAZ, O. Laberinto de la soledad. Obras Completas. V. 8. México. Fondo de Cultura Económica, 1994.
REVISTA DE EDUCAÇÃO AEC. Paulo Freire, Brasília, v.27, n. 106, p.9-12, jan/mar. 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.