O financiamento da assistência estudantil no ensino superior no Brasil na conjuntura da financeirização do capital (2015-2022)

Autores

  • Cristiane Praciano Lauriano de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação e Secretaria de Educação, Itapipoca, CE, Brasil. cristianepracianolauriano@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6206-8682
  • Maria Aparecida dos Santos Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), São Paulo do Potengi, RN, Brasil. maria.santos@ifrn.edu.br https://orcid.org/0000-0002-6213-8916

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol41n12025.138116

Palavras-chave:

Financeirização do capital, Capital fictício, Assistência Estudantil

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de financeirização do capital e a forma como o financiamento da Assistência Estudantil nas universidades públicas federais brasileiras vem sendo moldado, nessa conjuntura. A pesquisa é de cunho qualitativo e utiliza como procedimentos técnico-metodológicos a revisão bibliográfica e a análise documental. Os achados da pesquisa permitiram inferir que o financiamento da Assistência Estudantil sofre os efeitos deletérios, gerados pela expansão do capital rentista, que é alimentado e sustentado, entre outros, pelo fortalecimento da dívida pública.

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Biografia do Autor

Cristiane Praciano Lauriano de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação e Secretaria de Educação, Itapipoca, CE, Brasil. cristianepracianolauriano@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF)), Minas Gerais. Participação no grupo de Estudos em Educação Política do Ensino Superior - CNPq. Atuação docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais), no Ensino Médio na modalidade regular e na Educação profissional. Exercício na função de coordenadora e diretora escolar em um Centro de Educação de Jovens e Adultos no município de Itapipoca/Ce.

Maria Aparecida dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), São Paulo do Potengi, RN, Brasil. maria.santos@ifrn.edu.br

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professora da Rede Estadual de Ensino do RN (1986-2012). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006-2007). Coordenadora da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (IFRN/Campus Macau (2015-2016). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus São Paulo do Potengi, coordenadora da linha de Política e Práxis da Educação Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN- 2018-2021). A partir de 2021 passou a integrar o grupo de docentes permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, orientando mestrado e doutorado.

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

Praciano Lauriano de Lima, C., & dos Santos Ferreira, M. A. (2025). O financiamento da assistência estudantil no ensino superior no Brasil na conjuntura da financeirização do capital (2015-2022). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 41(1). https://doi.org/10.21573/vol41n12025.138116