POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES: CONTRIBUIÇÕES DAS ESCOLAS, ALUNOS E FAMILIARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.114093

Palavras-chave:

Educação Especial, Política Educacional, Documentos orientadores

Resumo

Busca as contribuições dos profissionais da educação, estudantes e famílias na elaboração da Política Municipal de Educação Especial de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Fundamenta-se em Boaventura de Sousa Santos e se realiza por pesquisa qualitativa, estudo de caso, análise documental, grupos focais e questionários, com dados em diário de campo, questionários e áudios. Como resultados: fundamentação do documento em normativas nacionais, reorganização do trabalho pedagógico com redes de apoio, colaboração, olhar crítico sobre diagnósticos, acessibilidade curricular, formação docente, dentre outras.

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Biografia do Autor

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil

Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Educação (Ufes). Possui graduação em Pedagogia e Letras, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenou o Mestrado Profissional em Educação no período de 2017 a 2020. Realiza pesquisas na área de Educação Especial, com ênfase no currículo, formação docente, atendimento educacional especializado e políticas educacionais.

Conceição Aparecida Correa Martins, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil

Membro do Grupo de Pesquisa Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar da Universidade Federal do Espírito Santo. Gestora escolar na Rede Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Mestra em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Madre Gertrudes de São José – atualmente Universidade São Camilo. Pós-graduada em Inspeção Escolar; Educação Especial Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Deficiência Visual e Auditiva e Tecnologias Assistivas. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Especial com ênfase em políticas públicas e formação docente.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Vieira, A. B., & Correa Martins, C. A. (2023). POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES: CONTRIBUIÇÕES DAS ESCOLAS, ALUNOS E FAMILIARES. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.114093