Inserção do grupo Eleva Educação na oferta da Educação Básica em três estados brasileiros: Pará, Paraná e Rio de Janeiro

Autores

  • Cassia Alessandra Domiciano Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. cassia.domiciano@ufpr.br https://orcid.org/0000-0003-3030-2416
  • Karine Vichiett Morgan Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. morgan.uff@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-5014-5679
  • Nadia Drabach Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Santa Maria, RS, Brasil. nadia.drabach@iffarroupilha.edu.br https://orcid.org/0000-0002-0076-6183
  • Maria Dayse Henriques de Camargo Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.. daysecamargo83@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7147-3831

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.140193

Palavras-chave:

Educação Privada, Financeirização da Educação Básica, Eleva Educação

Resumo

Analisa-se a inserção do Eleva Educação no Pará, Paraná e Rio de Janeiro na Educação Básica. Investigação de cunho documental, com foco na performance das matrículas. Afirma-se a expansão da atuação do Eleva via aquisição de unidades educacionais reconhecidas socialmente, com destaque para o Rio de Janeiro onde se origina. A oferta se concentra no Ensino Médio no Rio de Janeiro e no Fundamental no Paraná e Pará. As estratégias de espalhamento do Grupo denotam a compreensão da educação como campo de negócios, pela assentada na meritocracia e na competitividade.

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Biografia do Autor

Cassia Alessandra Domiciano, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. cassia.domiciano@ufpr.br

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de Políticas Educacionais. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (Greppe-Unicamp) e o Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE-UFPR). É membro da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPE). Desenvolve trabalhos na área de Educação, com ênfase nos temas referentes à Privatização da Educação Básica, ao Financiamento da Educação e Políticas para Educação Infantil.

Karine Vichiett Morgan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. morgan.uff@gmail.com

Professora Adjunta 2 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Coletivo de pesquisadores em Gestão, Privatização e Políticas Educativas (Cogeppe). Membro da ReLAAPPe. Diretora Estadual Rio de Janeiro da ANPAE (biênio 2023-2025). Primeira Secretária do CEDES. Editora Adjunta da Revista Formação em Movimento e Editora da Education Review/Resenhas Educativas.

Nadia Drabach, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Santa Maria, RS, Brasil. nadia.drabach@iffarroupilha.edu.br

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorado pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Doutorado Sanduíche na University of Georgia – EUA. Membro do grupo interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais GREPPE (Unicamp). Membro da Diretoria do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR).

Maria Dayse Henriques de Camargo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.. daysecamargo83@gmail.com

Pedagoga e Psicóloga. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), na linha de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais”. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017). Especialista em Docência do Ensino Superior (2008). Especialista em Educação e Professora da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA).

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

Domiciano, C. A., Morgan, K. V., Drabach, N., & Camargo, M. D. H. de. (2024). Inserção do grupo Eleva Educação na oferta da Educação Básica em três estados brasileiros: Pará, Paraná e Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.140193

Edição

Seção

A educação sob interesse das finanças: análise sobre novas hierarquias e desigualdades na organização da educação