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Artigos

v. 6, n. 1 (2024)

Pintura como manifestação intelectual: entre o Humano, o Divino e o Mítico

DOI
https://doi.org/10.22456/2596-0911.141345
Soumise
July 19, 2024
Publié-e
2025-03-14

Résumé

A pintura é frequentemente concebida como uma arte divina, conectando o humano ao transcendente. Sua trajetória foi moldada por pensadores que influenciaram a percepção artística e a conceituação da arte. O artigo examina O mito da pintura, primeiro volume da coletânea A pintura: Textos essenciais, organizada por Jacqueline Lichtenstein. A obra reúne autores como Filóstrato, Zuccaro, Ménestrier, Molière e Klee, que destacam diferentes dimensões pictóricas, desde seu poder poético até seu caráter transcendente. Além disso, Plínio, Alberti, Vasari, Junius, Bellori e Baudelaire exploram mitos, erudição e revolução interior. Por fim, Zola, Mirbeau e Restany enfatizam a originalidade e a inovação como aspectos fundamentais da arte.

Références

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