VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85735

Palavras-chave:

Ensino de Geografia

Resumo

Este texto destaca propostas de trabalho desenvolvidas por professoras-estagiárias no sentido de criar possibilidades de ler e compreender o mundo com a Geografia, estabelecendo diálogo com o mundo das crianças. Os trabalhos relatados foram desenvolvidos por professoras-estagiárias durante a realização do Estágio Supervisionado de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, integrante do III Ciclo de Estudos Interdisciplinares do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter/POA-RS). Os estágios foram desenvolvidos na perspectiva do enfoque globalizador em que, partindo das vivências e conhecimentos prévios das crianças, foram propostos projetos de ensino com diferentes temáticas. Nestes, os temas da Geografia se apresentam como meios de construção de um trabalho que cria oportunidades de aprendizagens significativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Wildner Theves, UNIRITTER CEAT

Professora de História e Geografia na Educação Básica e professora no curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

THEVES, D. W.; KAERCHER, N. A. VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 163–169, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85735. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85735. Acesso em: 12 maio. 2025.