VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85735

Palabras clave:

Ensino de Geografia

Resumen

Este texto destaca propostas de trabalho desenvolvidas por professoras-estagiárias no sentido de criar possibilidades de ler e compreender o mundo com a Geografia, estabelecendo diálogo com o mundo das crianças. Os trabalhos relatados foram desenvolvidos por professoras-estagiárias durante a realização do Estágio Supervisionado de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, integrante do III Ciclo de Estudos Interdisciplinares do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter/POA-RS). Os estágios foram desenvolvidos na perspectiva do enfoque globalizador em que, partindo das vivências e conhecimentos prévios das crianças, foram propostos projetos de ensino com diferentes temáticas. Nestes, os temas da Geografia se apresentam como meios de construção de um trabalho que cria oportunidades de aprendizagens significativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Wildner Theves, UNIRITTER CEAT

Professora de História e Geografia na Educação Básica e professora no curso de Pedagogia.

Publicado

2018-09-12

Cómo citar

THEVES, D. W.; KAERCHER, N. A. VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 163–169, 2018. DOI: 10.22456/1982-0003.85735. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/85735. Acesso em: 12 may. 2025.