OLHARES CRUZADOS: OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELO OLHAR DE PERSONAGENS DE FILMES NARRATIVOS PARA O ESPECTADOR
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.65523Resumo
Neste artigo, por meio de um procedimento cognitivo similar ao da montagem, pretendemos, a partir de sobreposições de imagens, interrogar os sentidos produzidos pelo olhar para o espectador por parte de personagens de filmes narrativos, recorrendo, para tanto, aos conceitos de estranhamento e de distanciamento. Considerando a sua recorrente relação com a fotografia, o cinema e o valor de exposição, representado sobretudo pela figura da prostituta, compreendemos que referido olhar ativa criticamente a sensibilidade do espectador. A exibição do corpo como valor de exposição e como objeto de desejo aos nossos olhos, intermediados pela objetiva, revela o espectador a si mesmo como sujeito desejante, o que, no entanto, preserva o desejo, uma vez que a natureza do desejo consiste em permanecer desejo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-02
Como Citar
BREUNIG, T. H.; PACHECO, K.; NEUTGEM, A. V. OLHARES CRUZADOS: OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELO OLHAR DE PERSONAGENS DE FILMES NARRATIVOS PARA O ESPECTADOR. Organon, Porto Alegre, v. 31, n. 61, 2016. DOI: 10.22456/2238-8915.65523. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/65523. Acesso em: 25 jun. 2025.
Edição
Seção
Suplemento