O TEXTO E A LINGUAGEM EM PERSPECTIVA: AS INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS SOB A LUZ DA LSF NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Autores

  • Lisiane Barbosa Martins Godoy da Silva Rede Pública Municipal de Ensino
  • Débora Plocharsk Haag Rede Privada de Ensino
  • Sulany Silveira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Lúcia Rottava Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113453

Resumo

O presente artigo busca contribuir para a compreensão da escrita e/ou reescrita de textos sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; HALLIDAY; HASAN, 1985). Para tanto, apresenta o levantamento de pesquisas desenvolvidas no âmbito da graduação, da pós-graduação e de publicações que abordaram essa discussão. Os trabalhos aqui reportados fazem parte do projeto A Linguística Sistêmico-Funcional e a Escrita/Reescrita Acadêmica. O corpus de análise são textos escritos por alunos ingressantes no curso de Letras da UFRGS.  Os textos estão disponíveis no blogue Leitura e Produção Textual. Os resultados evidenciam uma preocupação com o ensino da leitura e da escrita para além do contexto acadêmico, pois eles auxiliam alunos e professores na compreensão do funcionamento da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Barbosa Martins Godoy da Silva, Rede Pública Municipal de Ensino

Mestre em Letras

Professora na Rede Municipal de Gravataí

Débora Plocharsk Haag, Rede Privada de Ensino

Mestre em Letras

Professora na Rede Privada de Porto Alegre

Sulany Silveira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês (PUCRS)

Doutora em Letras (UFRGS)

Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

SILVA, L. B. M. G. da; HAAG, D. P.; SANTOS, S. S. dos; ROTTAVA, L. O TEXTO E A LINGUAGEM EM PERSPECTIVA: AS INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS SOB A LUZ DA LSF NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 320–337, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113453. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113453. Acesso em: 23 abr. 2025.