Marcial, Meleagro e alguns Tópoi do Epigrama

Auteurs

  • Flávia Vasconcellos Amaral Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.22456/2238-8915.60472

Résumé

É sabido que Marcial escreveu muitos epigramas ditos metapoéticos, nos quais a reflexão sobre o fazer epigramático compreende desde o número de versos até a temática apropriada ao leitor e ao momento. Estranha-se o fato de não haver referência aos epigramatistas gregos, os quais foram os grandes poetas do gênero antes de Marcial. Notando semelhanças temáticas, J.P. Sullivan, em sua obra monumental “Martial: the unexpected classic” de 1991, elenca, em uma tabela, os epigramas de Marcial e os respectivos epigramas gregos que poderiam ter sido fonte mimética para o autor latino. Valendo-se de tal tabela, pretende-se identificar quais temáticas de Meleagro, epigramatista grego, Marcial teria se valido para a composição de alguns dos seus epigramas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Flávia Vasconcellos Amaral, Universidade de São Paulo

Doutoranda do programa de pós-graduação em Letras Clássicas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2016-06-07

Comment citer

AMARAL, F. V. Marcial, Meleagro e alguns Tópoi do Epigrama. Organon, Porto Alegre, v. 31, n. 60, 2016. DOI: 10.22456/2238-8915.60472. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/60472. Acesso em: 25 juin. 2025.