PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.133958

Abstract

Este estudo investiga a presença das histórias em quadrinhos (HQs) na infância e a percepção pessoal sobre sua influência na alfabetização e formação como leitor. Para verificar empiricamente a atribuição do senso-comum da importância das HQs na aquisição da leitura, utilizou-se um questionário eletrônico respondido por 203 participantes. O questionário abordou a presença de HQs na infância, detalhes sobre o acesso e os títulos das obras, além da percepção pessoal sobre a importância das HQs na alfabetização e formação como leitor. Os resultados revelam que a maioria dos participantes considera as HQs extremamente ou muito importantes tanto para a alfabetização (74,4%) quanto para a formação como leitor (76,1%). O acesso às HQs ocorreu principalmente em casa (81,3%), seguido pela escola (57,6%) e biblioteca/gibiteca (29,1%). Observou-se uma relação entre o acesso na escola e a idade dos participantes, indicando um aumento gradual da oferta ao longo do tempo. Os títulos mais mencionados foram os da Turma da Mônica (87,2%), destacando a predominância da obra de Mauricio de Sousa. Esses resultados reforçam a visão positiva das HQs na aquisição da leitura e ressaltam a importância da capacitação adequada dos profissionais que trabalham com tais recursos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Aracelli Nascimento Sokulski , Universidade Federal do Paraná

Pedagoga e mestranda em Educação pela UFPR, Administradora e Especialista em Governança em Gestão Pública pela PUCPR.

Dominique Thiany Santos, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga e mestranda em Educação pela UFPR; Tecnóloga em Processos Gerenciais pela UNINTER.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-12-20

Come citare

KRUSZIELSKI, Leandro; SOKULSKI , Aracelli Nascimento; SANTOS, Dominique Thiany. PRESENÇA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INFÂNCIA E PERCEPÇÃO PESSOAL SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO COMO LEITOR. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.133958. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/133958. Acesso em: 15 set. 2026.