“MINHA HISTÓRIA VERDADEIRA SOBRE FANTASMAS”: A TEORIA PÓS-COLONIALISTA E O GÓTICO EM RUDYARD KIPLING E HUGO DE CARVALHO RAMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.107949

Resumo

Guardadas as devidas especificidades de cada produção, o período de publicação, a formação do escritor, faço uma leitura comparativa dos contos “Minha história verdadeira sobre fantasmas”, do escritor hindu-americano Rudyard Kipling; e “A madre de ouro”, do brasileiro Hugo de Carvalho Ramos, publicados respectivamente e inicialmente em 1888 e 1917 à luz das teorias pós-colonialistas, e ainda alinhavada por manifestações do maquinário gótico europeu oitocentista, comprovando minha hipótese de que o arsenal de crenças e superstições perfaz instrumento desestabilizador do poder imperial. Dentro desse quadro objetivo analisar como o espaço das colônias torna-se fértil para se pesquisar a manifestação do gótico local em diálogo com a tradição gótica imperialista.


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Biografia do Autor

Fabianna Simão Bellizzi Carneiro, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Literatura Comparada pela UERJ. Professora da Unidade Acadêmica de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás_Universidade Federal de Catalão (em transição) e docente do PPG em Estudos da Linguagem.

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Publicado

2021-03-03

Como Citar

CARNEIRO, F. S. B. “MINHA HISTÓRIA VERDADEIRA SOBRE FANTASMAS”: A TEORIA PÓS-COLONIALISTA E O GÓTICO EM RUDYARD KIPLING E HUGO DE CARVALHO RAMOS. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 69, p. 1–16, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.107949. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/107949. Acesso em: 25 jun. 2025.