ENTRE A NORMA E A CRÍTICA: O RELATO DE SCHOLASTIQUE MUKASONGA COMO REIVINDICAÇÃO POR RECONHECIMENTO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22456/2238-8915.117465

Résumé

O presente artigo busca refletir a respeito dos possíveis vínculos entre estética, política e ética na obra A mulher de pés descalços (2018), de Scholastique Mukasonga, no que tange à reivindicação por reconhecimento. Lançamos mão do conceito rancièreano de política para analisar os desdobramentos da narrativa da autora, que embaralha os termos da partilha do sensível ao relatar e, assim, humanizar um povo desapossado e silenciado. Investigamos, ainda, as relações entre o estatuto conferido aos tutsis de sujeitos passíveis de violência sistemática e extermínio sancionado pelo Estado, e a urgência ética do relato de si dado pela narradora de Mukasonga a partir da história de sua mãe, que abraça suas próprias opacidades e limites, assumindo desde sempre sua vulnerabilidade e dependência em uma sociabilidade primária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucas Demingos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente, é doutorando em Teoria, Crítica e Comparatismo pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura em Língua Alemã e Literaturas de Língua Alemã pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: luta por reconhecimento, trauma, precariedade, literatura comparada e hermenêutica.

Maria Petrucci Sperb, Universidade Federal do Rio grande do Sul

Atualmente, é mestranda em Teoria, Crítica e Comparatismo pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: relações entre estétia e política, leitura como condura estética e questões animais no ensaio contemporêneo francês.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-17

Comment citer

DEMINGOS, Lucas; PETRUCCI SPERB, Maria. ENTRE A NORMA E A CRÍTICA: O RELATO DE SCHOLASTIQUE MUKASONGA COMO REIVINDICAÇÃO POR RECONHECIMENTO. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 72, p. 223–242, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.117465. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/117465. Acesso em: 28 août. 2025.