A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIDADE DE CATALÃO-GO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-DISCURSIVA SEGUNDO O SUBSISTEMA DE ATITUDE
DOI :
https://doi.org/10.22456/2238-8915.113448Résumé
Este artigo é fruto de um recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito dos estudos da linguagem. Dito isso, à luz da Linguística Aplicada difundida no Brasil por Celani (2000) e outros, bem como da Linguística Sistêmico-Funcional elaborada por Halliday (1994), mais especificamente voltada à metafunção interpessoal em seu estrato semântico-discursivo com o Sistema de Avaliatividade e seu subsistema de Atitude produzido por Martin e White (2005), entre outros, o que se buscou foi compreender o discurso construído por professores da rede pública da cidade de Catalão-GO, que não atuam em sua área de formação inicial, porém assumiram a docência em outras áreas do saber. Então, por meio de suas avaliações, mais especificamente, a Apreciação e o Julgamento, foi possível verificar suas impressões sobre as disciplinas em que atuam, percebendo também que estas podem estar associadas às suas experiências, sejam elas positivas ou negativas, vinculadas a terceiros.