A CONTESTAÇÃO DE OVÍDIO AOS PRINCÍPIOS MORAIS DE AUGUSTO NAS ELEGIAS DOS AMORES

Autores/as

  • Ana Thereza Basilio Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.43995

Resumen

As origens da poesia elegíaca remontam provavelmente à Grécia Antiga, adquirindo certa popularidade no século IV a.C., quando se torna um gênero literário. Em Roma, a elegia se destaca principalmente em fins da República e início do principado de Augusto (séc. I a.C. – séc. I d.C.). São renomados os autores Ovídio, Tibulo e Propércio, que divulgam a elegia em suas diversas facetas: amorosa, sensual, saudosista, etc. A enunciação da amada nos poemas faz com que as cenas se tornem vívidas e calorosas. A busca do amor, intenso, que leva à quebra de qualquer regra é o principal tema de Ovídio, o poeta eternamente apaixonado. Contrário às leis imperiais, o poeta sulmonense se dirige a soldados ou a maridos enganados e belas jovens para afrontar a recém-convocada moralidade augustana. É nesse ambiente que a obra de Ovídio consegue se destacar e ganhar originalidade na própria Roma antiga.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Thereza Basilio Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Programa de Letras Clássicas e do Departamento de Letras Clássicas da UFRJ, Área de Latim e Literatura Latina. Doutora em Letras Clássicas.

Publicado

2014-03-25

Cómo citar

VIEIRA, Ana Thereza Basilio. A CONTESTAÇÃO DE OVÍDIO AOS PRINCÍPIOS MORAIS DE AUGUSTO NAS ELEGIAS DOS AMORES. Organon, Porto Alegre, v. 29, n. 56, 2014. DOI: 10.22456/2238-8915.43995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/43995. Acesso em: 3 sep. 2026.