CONTRIBUIÇÕES DE APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA (RE)CONSTITUIÇÃO DO SELF DIALÓGICO E NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE

CONTRIBUIÇÕES DE APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA (RE)CONSTITUIÇÃO DO SELF DIALÓGICO E NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.135068

Resumen

Este trabalho tem como objetivo promover uma discussão teórica a respeito das relações existentes entre a aquisição de uma língua/cultura estrangeira e as contribuições dessa aquisição para a constituição do self dialógico e para uma consecutiva formação da identidade do aprendiz diante de uma multiplicidade de vozes divergentes e uma multiplicidade dinâmica de posições do self. Adquirir um novo idioma é estar em um momento de rupturas e transições: tal circunstância reflexiva e relacional consigo e com a alteridade pode promover transformações e deslocamentos no posicionamento (I-positions) e impulsionar o desenvolvimento subjetivo. Defende-se que o ganho desenvolvimental pode ocorrer em ambientes de aquisição não naturais da língua em questão, como, por exemplo, o contexto escolar. Para isso, é necessário que seja proporcionado e promovido um ensino de língua estrangeira pautado em situações reais de uso, com amostras autênticas tanto dos aspectos linguísticos como dos culturais. Utilizam-se como paradigmas teóricos a Teoria do Self Dialógico, advinda da Psicologia Cultural Semiótica, e os estudos em Linguística Aplicada referentes às investigações sobre a aquisição de línguas estrangeiras/culturas e, ainda, à questão da formação da identidade. Enfatiza-se a contribuição de todo artefato simbólico que a aquisição de um novo sistema linguístico-cultural pode proporcionar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

LOZADO, Patrícia; FERRAZ DE CASTILHO DOURADO FREIRE, Sandra. CONTRIBUIÇÕES DE APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA (RE)CONSTITUIÇÃO DO SELF DIALÓGICO E NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA (RE)CONSTITUIÇÃO DO SELF DIALÓGICO E NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.135068. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135068. Acesso em: 15 sep. 2026.