POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

ENTRE A COOFICIALIZAÇÃO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS E A ASSIMILAÇÃO CULTURAL

Autores/as

  • Ivonete Nink Soares UFMS
  • Patrícia Graciela da Rocha UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.130762

Resumen

O presente estudo pretende refletir sobre as políticas linguísticas governamentais voltadas aos povos indígenas brasileiros ponderando sobre a relação entre a ausência/presença de cooficialização de suas línguas maternas e a assimilação cultural desses povos. Nosso objetivo é problematizar o tratamento dado às línguas indígenas desde 1500 até os dias atuais, numa perspectiva histórica, considerando o processo de colonização e as inúmeras tentativas de silenciamento das línguas dos povos originários. Dentre as nossas reflexões, destacamos a função da política linguística de cooficialização das línguas indígenas conquistada nas últimas duas décadas no reconhecimento pelo direito à diferença, à diversidade e à cultura. Concluímos que as políticas linguísticas de cooficialização das línguas indígenas, quando deixam de ser apenas declaradas em lei e são, de fato, efetivadas, oportunizam e ampliam a possibilidade de participação dos indígenas nas diversas esferas da sociedade, principalmente nas que contemplam o uso da sua língua materna. Elas também demonstram um Estado que age em favor dos direitos humanos, colaboram para a desconstrução da imagem dos indígenas como povo único e homogêneo, atrelado ao passado, com os mesmos costumes, as mesmas culturas e, principalmente, com a mesma língua.

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Biografía del autor/a

Ivonete Nink Soares, UFMS

Doutoranda em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra em
Letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior por Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR), graduada em Letras - Português e Inglês por Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Professora efetiva do estado de Rondônia para a área de Língua Portuguesa, educação básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação - (Geple-CNPq/UFMS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociolinguísticas, Decolonialidade e Ensino de Línguas - Coletivo POSLIDEN - na UFMS.

Patrícia Graciela da Rocha, UFMS

Doutora em Linguística. Professora Adjunta da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS/Campo Grande-MS atuando no Programa de Pós Graduação (mestrado e doutorado) em Estudos de Linguagens - PPGEL - como professora de Língua Portuguesa, Linguística e Práticas de Ensino nos cursos de Letras Português/Espanhol (EaD e presencial) da FAALC e na Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociolinguísticas, Decolonialidade e Ensino de Línguas - Coletivo POSLIDEN - na UFMS.

Publicado

2023-07-27

Cómo citar

NINK SOARES, I.; DA ROCHA, P. G. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: ENTRE A COOFICIALIZAÇÃO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS E A ASSIMILAÇÃO CULTURAL. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 75, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.130762. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/130762. Acesso em: 10 may. 2025.