ESTRATÉGIAS DE GRADAÇÃO EM COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO NO YOUTUBE

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113346

Abstract

Tem-se por objetivo estudar a gradação em um corpus composto por 5.133 comentários extraídos de um vídeo no YouTube apoiando um candidato à presidência da república de extrema-direita. O referencial teórico está na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), uma abordagem socialmente orientada à análise da linguagem, e no sistema de avaliatividade, uma teoria advinda da LSF e que busca compreender os processos avaliativos da linguagem. Como método para coleta e análise de dados, utilizou-se a Linguística do Corpus, com especial ênfase para scripts na linguagem de programação R para a raspagem e análise de dados. As estratégias foram quantificadas e submetidas a testes de correlação (Pearson-R). Os resultados mostram um forte protagonismo do termo mito, apresentando em diversas estratégias de gradação cujos padrões linguísticos foram mapeados, indicando-se como as estratégias coocorrem. Essa pesquisa traz contribuições relevantes para o estudo da avaliatividade e da gradação no discurso político cotidiano da internet.

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Pubblicato

2021-08-31

Come citare

DE LIMA-LOPES, R. E.; ARRUDA, C. P. de S. ESTRATÉGIAS DE GRADAÇÃO EM COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO NO YOUTUBE. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 91–115, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113346. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113346. Acesso em: 23 apr. 2025.