AVALIAÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: RECURSOS TECNOLÓGICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS E AVALIATIVIDADE EM FOCO

Autor/innen

  • Renato Caixeta da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Eliane Velloso Missagia CEFET-MG Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113161

Abstract

Diante da pandemia que impactou o trabalho docente em todo o Brasil, buscamos valorizar a voz de professores responsáveis por dar continuidade ao processo educacional via ensino remoto. Nosso enfoque recai sobre professores de línguas de diversos contextos de ensino que migraram para o ensino remoto ainda no primeiro semestre de 2020. O objetivo da pesquisa apresentada neste artigo foi investigar como professores de línguas avaliam o uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos digitais de comunicação a distância em aulas remotas durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, bem como as condutas institucionais e pessoais envolvidas naquele momento. A pesquisa contou com 130 docentes brasileiros, que responderam um questionário em que expressaram suas avaliações acerca dos recursos tecnológicos e dos materiais utilizados, bem como sobre a implementação e a experiência do ensino remoto em suas instituições de trabalho. Em termos teóricos, adotamos a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional visando um enfoque linguístico e social, e especificamente utilizamos o sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2007) para análise dos dizeres docentes. A análise linguística revela atitudes de afeto, demonstrando insegurança mediante a incerteza decorrente do momento e das mudanças no trabalho, julgamentos sobre as capacidades dos docentes, revelando certo despreparo para a situação, e apreciações da precariedade dos recursos e materiais disponíveis, além dos sentimentos de cansaço e angústia. 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Renato Caixeta da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Professor Titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia, Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Doutor em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio, Mestre em Letras (Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas) pela UFMG.

Eliane Velloso Missagia, CEFET-MG Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Mestre pela UFSJ.

Veröffentlicht

2021-08-31

Zitationsvorschlag

DA SILVA, R. C.; MISSAGIA, E. V. AVALIAÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: RECURSOS TECNOLÓGICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS E AVALIATIVIDADE EM FOCO. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 116–139, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113161. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113161. Acesso em: 23 apr. 2025.