NEOLIBERALISMO EM RESUMOS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO COMBATE À COVID-19: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22456/2238-8915.112274

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar a forma como o neoliberalismo tem sido articulado em resumos de artigos científicos no combate à pandemia Covid-19 no Brasil. Para tanto, amparados por Halliday e Matthiessen (2014), descrevemos e interpretamos a representação da experiência, bem como a organização dos significados e a troca interpessoal, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional. Metodologicamente, afiliamo-nos a pressupostos da pesquisa qualitativa interpretativista, em conformidade com Denzin e Lincoln (2006), para a investigação do gênero discursivo (BAKHTIN, 2003) resumo de artigo científico. No sistema da Transitividade, os resultados apontaram a predominância dos Processos Relacional e Existencial, identificando e descrevendo efeitos nefastos causados pela Covid-19. Sobre o sistema de MODO, houve o predomínio de informações em Finitos no Presente do Indicativo, visando à troca declarativa com o leitor da necessidade de práticas neoliberais permanentes. Acerca do sistema de Tema, os textos analisados privilegiaram a coesão, facilitando a organização do empreendimento de manutenção do capitalismo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alex Bezerra Leitão, Universidade de Brasília

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). Professor de português como língua materna e de espanhol como língua adicional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Integrante dos grupos de pesquisa Análise e Produção de Materiais Didáticos Multimodais para o Ensino de Línguas (UnB/CNPq) e Traduzir-se: autismo em primeira pessoa na prática acadêmica (UFVJM/CNPq).

Ruy Martins dos Santos Batista, Universidade de Brasília

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Professor substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO, Campus Palmas. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Os significantes e os significados do ensino e da produção de textos: pesquisa, ação e reflexão (UnB/CNPq), e Práticas de Linguagens (UFT/CNPq) . 

Téléchargements

Publiée

2021-08-31

Comment citer

LEITÃO, A. B.; BATISTA, R. M. dos S. NEOLIBERALISMO EM RESUMOS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO COMBATE À COVID-19: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 51–70, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.112274. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/112274. Acesso em: 23 avr. 2025.