ESTUDO SEMÂNTICO-DISCURSIVO DA REFERÊNCIA TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autor/innen

  • Luciane Sippert Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Lucia Rottava Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.81493

Abstract

O presente artigo, fundamentado na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2009 e 2014), aborda a referência com base na metafunção textual. Nosso objetivo foi explicitar os sistemas discursivos de identificação e periodicidade, a fim de contribuir para a reflexão relacionada ao estudo do texto no Brasil, em uma perspectiva sistêmico-discursiva (MARTIN e ROSE, 2007). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, realizado a partir da análise de cinco textos do gênero resenha escritos em contexto acadêmico. Esta análise contemplou a metafunção textual proporcionando o entendimento da progressão textual, a partir dos processos de identificação e periodicidade. Os tipos de referências e de estrutura temática presentes nos textos levou a conclusão de que os alunos têm um conhecimento implícito destas estratégias de construção textual, no entanto requerem um trabalho sistematizado para explorar as potencialidades da linguagem a fim de contribuir para o aprimoramento do letramento acadêmico.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Luciane Sippert, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000). Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), Mestrado em Educação nas Ciências, área de Letras, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Doutora em Letras, área Análises textuais, discursivas e enunciativas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2017). Atualmente, é professora adjunta de Língua Portuguesa da UERGS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, língua e ensino, leitura, relação texto e gramática, produção textual, letramento, linguagem e crenças no ensino de Língua Portuguesa, análises textuais e Linguística Sistêmico-Funcional.

Lucia Rottava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Pós-Doutorado em Lingüística Aplicada na University of London. Atualmente é Professor Adjunto na UFRGS, atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Atuou como professor da UERGS e Professor lecturer no Birkbeck School da University of London. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa como língua materna e estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, gêneros discursivos e interação sob a perspectiva da Linguìstica Aplicada e da Linguística Sistêmico-Funcional.

Veröffentlicht

2018-07-04

Zitationsvorschlag

SIPPERT, L.; ROTTAVA, L. ESTUDO SEMÂNTICO-DISCURSIVO DA REFERÊNCIA TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. Organon, Porto Alegre, v. 33, n. 64, p. 19, 2018. DOI: 10.22456/2238-8915.81493. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/81493. Acesso em: 3 mai. 2025.