REPRESENTAÇŌES DE ESCOLA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Autori

  • Sulany Silveira dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carla Murialdo UEPG

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113455

Abstract

A Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, [1996]2006) aborda o modo semiótico visual com base na linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1978; 1985; 2014). Os autores propõem uma análise a partir das metafunções representacional, interativa e composicional. Este artigo analisa imagens de sala de aula presentes na página de abertura da Unidade 4, intitulada Let’s Go to School, do volume 1 da coleção Way to English for Brazilian Learners (FRANCO; TAVARES, 2015). Essas imagens representam salas de aula do Brasil, da Alemanha e da Etiópia e foram analisadas nas metafunções interativa e composicional. Os resultados indicam que existe uma gradação de interação entre as imagens e que os elementos composicionais se inter-relacionam de forma a apresentar a escola etíope como a mais distante do leitor e a que inspira menos interação; as imagens também constroem e perpetuam uma visão estereotipada do negro no livro-didático e uma visão eurocêntrica de mundo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Sulany Silveira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem DEEL/UEPG. Doutora em Letras (UFRGS); diretora do Escritório de Relações Internacionais UEPG

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-08-31

Come citare

DOS SANTOS, S. S.; MURIALDO, C. REPRESENTAÇŌES DE ESCOLA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 373–394, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113455. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113455. Acesso em: 23 apr. 2025.