GASTÃO CRULS - TRAÇOS DE GÓTICO, BRASILIDADE E NEOFANTÁSTICO NA LITERATURA BRASILEIRA?

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.106847

Abstract

O romance Frankenstein ou o Prometeu Moderno, escrito por Mary W. Shelley e publicado originalmente em 1818, tornou-se numa das obras basilares do imaginário gótico-fantástico, graças a inúmeras versões deste relato, quer no continente europeu, quer no continente americano, tanto na literatura, como no cinema e no teatro. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o modo como, em três dos seus contos, “Noites brancas” (1920), “No embalo da rede”(1923) e “O Espelho”(1938), o autor de vanguarda Gastão Cruls apresenta uma nova leitura do Gótico e se apresenta como precursor brasileiro do Neofantástico. Partindo da premissa de que o texto literário crulsiano ainda está a ser descoberto no meio académico europeu, este trabalho analisa os mecanismos literários com os quais Gastão Cruls desencadeia reações de medo, pasmo, suspense, insólito ou logro no leitor.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Francisco Javier Sánchez-Verdejo Pérez, National Distance Teaching University

Department of Foreign Languages and their Philologies - National Distance Teaching University (Espanha)

Filomena Fernandes Gonçalves, Universidade Nova de Lisboa (UNL) (Portugal)

Mestre em Literaturas e Culturas Modernas, Departamento de Lingüística da Universidade Nova de Lisboa (UNL) (Portugal).

Veröffentlicht

2021-03-03

Zitationsvorschlag

SÁNCHEZ-VERDEJO PÉREZ, F. J.; FERNANDES GONÇALVES, F. GASTÃO CRULS - TRAÇOS DE GÓTICO, BRASILIDADE E NEOFANTÁSTICO NA LITERATURA BRASILEIRA?. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 69, p. 1–17, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.106847. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/106847. Acesso em: 25 juni. 2025.