A ESCUTA NAS TRÊS OPERAÇÕES ENUNCIATIVAS DO ATO DE INSTAURAÇÃO DA CRIANÇA NA LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Carmem Luci da Costa Silva Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0002-6036-5285

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.135046

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo responder à seguinte pergunta: qual é o papel da escuta nas diferentes macro-operações enunciativas, para a criança realizar as principais mudanças no interior dessas macro-operações? A fim de responder à pergunta, o texto apresenta uma base teórica e uma base analítica. A base teórica é constituída pela revisita a textos das obras Problemas de Linguística Geral I e Problemas de Linguística Geral II, de Émile Benveniste, para mostrar como comparece o termo ouvinte nas problematizações sobre linguagem, língua e enunciação. A partir da noção de ouvinte, será apresentada uma concepção de escuta como instância enunciativa intermediária das realizações vocais nas inversibilidades enunciativas eu-tu. A essa construção teórica, a partir de Benveniste (1995; 1989), é agregada a reflexão sobre a aquisição de língua materna proposta por Silva (2007; 2009), com a apresentação do funcionamento das três macro-operações enunciativas no ato de instauração da criança na língua materna. Com o propósito de responder à questão analiticamente, são retomados recortes enunciativos presentes em Silva (2007), para ilustrar o papel da escuta em cada uma das macro-operações. O estudo aponta, por fim, a interdependência de realizações vocais e de escutas na história de enunciações da criança e, consequentemente, em sua instauração na língua materna.

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Biografia do Autor

Carmem Luci da Costa Silva, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Estudos da Linguagen pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da mesma Universidade. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6036-5285. E-mail: clcostasilva@hotmail.com ou carmem.luci@ufrgs.br. Bolsisista produtitividade em pesquisa (PQ) CNPq.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

DA COSTA SILVA, C. L. A ESCUTA NAS TRÊS OPERAÇÕES ENUNCIATIVAS DO ATO DE INSTAURAÇÃO DA CRIANÇA NA LÍNGUA MATERNA. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.135046. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135046. Acesso em: 26 abr. 2025.