LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO EM CONTEXTO DE CRISE
EXPLORANDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.135045Resumo
Este artigo reflete sobre os efeitos do isolamento social no desenvolvimento infantil após a retomada do ensino presencial pós-pandemia. Os métodos de construção de dados foram entrevistas com professoras, mães e três crianças da rede pública do Ensino Fundamental em Maceió (AL), bem como suas construções narrativas sobre o retorno às aulas. As análises envolveram a criação de núcleos de significação para compreensão dos sentidos e significados mobilizados nas narrativas. O estudo destaca a necessidade de abordagens holísticas, evitando rótulos, e enfatiza o apoio à saúde mental infantil. As conclusões enfatizam as dificuldades de adaptação ao ensino remoto e o papel da ludicidade no desenvolvimento socioemocional e da linguagem. A revisão de literatura e as percepções de professores são cruciais para abordar os impactos do isolamento social. Em geral, o estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelas crianças no contexto pós-pandemia e enfatiza a importância de estratégias que promovam o desenvolvimento integral durante a retomada do ensino presencial.
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