ENTRE AS LÍNGUAS E O FAZER LINGUÍSTICO
APROXIMAÇÕES INICIAIS ENTRE BENVENISTE E OS ESTUDOS DECOLONIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.131392Resumo
O artigo tem por objetivo mostrar que é possível empreender uma leitura decolonial da teoria da linguagem de Émile Benveniste. Para tanto, apresentamos um panorama de estudos sobre decolonialidade com base sobretudo nos apontamentos de Severo (2016; 2017) e Mignolo (2017; 2021). Baseadas na reflexão desses autores, buscamos propor caminhos possíveis para realizar uma leitura decolonial em linguística. Ainda, adotamos a noção de esforços de descolonização (ANDREOTTI et al., 2015) como chave de leitura de posturas benvenistianas. Em seguida, abordamos traços da obra de Benveniste que permitem aproximações com a decolonialidade. Por fim, propomos um exercício de leitura do artigo “Categorias de pensamento e categorias de língua” (1958) para demonstrar como os esforços de descolonização se manifestam em suas análises, principalmente no que diz respeito à relação entre o universal e o particular linguístico. Esse itinerário de pesquisa nos leva a concluir que a decolonialidade é uma das questões que estão postas às/aos linguistas do tempo presente e, como tal, oferece-se como oportunidade de renovação das leituras até então feitas dos escritos benvenistianos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.