MULHER(ES) EM ÚRSULA
UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL DAS PERSONAGENS PRETA SUSANA E D. LUIZA B. NO ROMANCE DE MARIA FIRMINA DOS REIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.125156Resumo
É de extrema importância o resgate de obras de autoria feminina, pois durante muito tempo essas foram negligenciadas pela crítica, e ainda mais essencial é o resgate de autoras mulheres negras. Partindo dessa premissa, o presente artigo teve como objetivo analisar o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, a partir da ótica da interseccionalidade, destacando aspectos de raça, classe e gênero presentes na narrativa. Foram analisadas as personagens Preta Susana e Luiza B. e chegou-se à conclusão de que as nuances de gênero, classe e raça estão fortemente presentes na obra, contribuindo para a complexidade das personagens e o retrato mais aproximado da realidade da época de produção do romance.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.