REPRESENTAÇŌES DE ESCOLA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Autores

  • Sulany Silveira dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carla Murialdo UEPG

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113455

Resumo

A Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, [1996]2006) aborda o modo semiótico visual com base na linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1978; 1985; 2014). Os autores propõem uma análise a partir das metafunções representacional, interativa e composicional. Este artigo analisa imagens de sala de aula presentes na página de abertura da Unidade 4, intitulada Let’s Go to School, do volume 1 da coleção Way to English for Brazilian Learners (FRANCO; TAVARES, 2015). Essas imagens representam salas de aula do Brasil, da Alemanha e da Etiópia e foram analisadas nas metafunções interativa e composicional. Os resultados indicam que existe uma gradação de interação entre as imagens e que os elementos composicionais se inter-relacionam de forma a apresentar a escola etíope como a mais distante do leitor e a que inspira menos interação; as imagens também constroem e perpetuam uma visão estereotipada do negro no livro-didático e uma visão eurocêntrica de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sulany Silveira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem DEEL/UEPG. Doutora em Letras (UFRGS); diretora do Escritório de Relações Internacionais UEPG

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

DOS SANTOS, S. S.; MURIALDO, C. REPRESENTAÇŌES DE ESCOLA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 373–394, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113455. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113455. Acesso em: 23 abr. 2025.