A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIDADE DE CATALÃO-GO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-DISCURSIVA SEGUNDO O SUBSISTEMA DE ATITUDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.113448

Resumo

Este artigo é fruto de um recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito dos estudos da linguagem. Dito isso, à luz da Linguística Aplicada difundida no Brasil por Celani (2000) e outros, bem como da Linguística Sistêmico-Funcional elaborada por Halliday (1994), mais especificamente voltada à metafunção interpessoal em seu estrato semântico-discursivo com o Sistema de Avaliatividade e seu subsistema de Atitude produzido por Martin e White (2005), entre outros, o que se buscou foi compreender o discurso construído por professores da rede pública da cidade de Catalão-GO, que não atuam em sua área de formação inicial, porém assumiram a docência em outras áreas do saber. Então, por meio de suas avaliações, mais especificamente, a Apreciação e o Julgamento, foi possível verificar suas impressões sobre as disciplinas em que atuam, percebendo também que estas podem estar associadas às suas experiências, sejam elas positivas ou negativas, vinculadas a terceiros.

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Biografia do Autor

Ingride Chagas Gomes, UFG/UFCAT - em transição

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Possui graduação em Letras, habilitação em Português e Inglês pela Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Goiás - Regional Catalão. É integrante do grupo de pesquisa GEPLAEL, coordenado pela professora Dr. Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida. Suas pesquisas têm enfoque na formação de professores, Linguística Aplicada e Linguística Sistêmico-Funcional.

Lucas Eduardo Marques Santos, UFG/UFCAT - em transição.

Doutorando pelo programa de Pós-graduação Strictu-sensu Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem- PPGEL pela Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, atual Universidade Federal de Catalão (em Transição). Mestre pelo programa de Pós-graduação Strictu-sensu Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem- PPGEL pela Universidade Federal de Goiás Regional Catalão. Possui Especialização latu-sensu em Educação Inclusiva com Ênfase me Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2015). Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás (2013).Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada.Atualmente é tradutor intérprete em linguagem de sinais da Universidade Federal de Goiás. Participa como docente no projeto de extensão Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão e do Grupo de Estudos GEPLAEL.

Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida, UFG/UFCAT - em transição

Possui graduação em Letras - Português - Inglês pela ISEPI/FEI -Fundação Educacional de Ituiutaba (1988), Mestrado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras da UFG - Universidade Federal de Goias e professora permanente do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, também da UFG - Regional Catalão, Coordenadora do GT Formação de Educadores em Linguística Aplicada da ANPOLL.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

GOMES, I. C.; MARQUES SANTOS, L. E.; APARECIDA SARTIN DUTRA PARREIRA ALMEIDA, F. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIDADE DE CATALÃO-GO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-DISCURSIVA SEGUNDO O SUBSISTEMA DE ATITUDE. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 431–447, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.113448. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113448. Acesso em: 23 abr. 2025.