Vivenciar-Sentir-Narrar a EJA
uma proposta antropo-artística
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.147285Palavras-chave:
Antropologia visual. Relato de experiência. Exposição. Performance. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Relato de experiência etnográfico engendrado a partir da produção de grafias diversas em Antropologia, envolvendo a realização de uma exposição multimodal (mostra fotográfica - instalação artística - performance) intitulada O que me arrancou da escola que integrou a programação de atividades especiais do VII Congresso ALA: Las antropologías hechas en América Latina y el Caribe en contextos urgentes: violencias, privilegios y desigualdades, em Rosário, na Argentina (2024). Aqui, nos dedicamos a revisitar pelo exercício de memória as vivências e os sentimentos despertados a fim de
pensar as possibilidades de uma criação antropo_artística que buscou refletir sobre a evasão escolar por meio das potencialidades do uso das imagens. Através de um projeto com conexões triangulares, nos estabelecemos nos atravessamentos entre atividades pedagógicas na educação básica (realizadas junto com estudantes da modalidade de
ensino Educação de Jovens e Adultos/EJA), de pesquisa etnográfica (sobre as imagens e trajetórias estudantis) e de ações de extensão (que extrapolam os muros escolares e acadêmicos).
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