Entre trajetos e trajetórias estudantis da Educação de Jovens e Adultos
Palabras clave:
Fotografia, retrato, percurso, escola, educação de jovens e adultos, anuário escolar.Resumen
Este projeto foi lançado com alunos da EJA da Escola de Aplicação da UFRGS. Após uma caminhada seguindo os percursos para a escola e caminhos dentro do espaço educacional durante o turno noturno, surgiu um projeto que buscava a ampliação da visibilidade do aluno pela produção de retratos, focado na autorrepresentação e narrativas de si, aqui apresentada na forma de um anuário escolar da turma EJA 2023.
Descargas
Citas
COPQUE, Barbara. “Família é bom para passar o final de semana”. In: Cadernos de Antropologia e Imagem, v.17.Rio de Janeiro:UERJ, 2003.p. 265-279.
GAMA, Fabiene. A auto-representação fotográfica em favelas: Olhares do Morro. Dissertação (mestrado), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Pós-Graduação em Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 2006. 144 f.
INGOLD, Tim. Pare, Olhe, Escute! Visão, Audição e Movimento Humano, Ponto Urbe, 3. 2008.
INGOLD, Tim. Antropologia. Para que serve? Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.
NOVAES, Sylvia Caiuby. A construção de imagens na pesquisa de campo em antropologia. Iluminuras, Porto Alegre, v. 13, n. 31, p.11-29, jul.(dez. 2012).
PINK, Sarah. Doing Visual Ethnography. London: Sage, 2007.
RECHENBERG, Fernanda. Notas etnográficas sobre o retrato: repensando as práticas de documentação fotográfica em uma experiência de produção compartilhada das imagens. Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 3, n° 2/2014, pag. 9-22

Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Katiuci Pavei

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.