Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista se estrutura em seções: Artigos, Entrevistas e Resenhas sob a modalidade de submissões abertas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Como norma geral, os artigos recebidos serão apresentados para avaliação preliminar por parte de pareceres ad hoc. Os avaliadores pertencem (ou não) a comissão editorial que poderá aprovar o trabalho da forma original, sugerir modificações ou manifestar-se sobre sua inadequação para a revista.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos. 

Revista Iluminuras é composta de três a quatro edições anuais. 

Tem por política editorial a divulgação de pesquisas sob a forma de artigos inéditos e matérias diversas em língua portuguesa, espanhol, francês e inglês.

Trabalhos já publicados em outras revistas ou anais de reunião pública (congresso, simpósio, etc.) poderão ser aceitos desde que relacionados aos objetivos da revista e com autorização explícita das entidades organizadoras ou da sociedade editorial de origem.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Objetivo

A Revista Iluminuras tem por objetivo reunir produções científicas que contribuam para as linhas de pesquisa da antropologia urbana e da antropologia da imagem. Buscamos problematizar as formas de vida e os fenômenos da cultura que transcorrem nas sociedades complexas.

Indexadores

  • Latindex
  • LatinREV
  • Diadorim
  • PKP Index
  • Sumários.org
  • Index Copernicus
  • Fonte Acadêmica EBSCO
  • Portal de Periódicos da Capes
  • LivRe - Revistas de Livre Acesso

Qualis

Antropologia/ Arqueologia - B1

Sponsors

Nossos agradecimentos as instituições que financiam a Revista ILUMINURAS – publicação eletrônica do BIEV. São estas: FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul; CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes; Pró-reitoria de Pesquisa – Propesq/UFRGS. Agradecemos em especial ao Programa de Pós-graduação em Antropologia Social/PPGAS/IFCH UFRGS , unidade a que esta Revista pertence.

Fontes de Apoio

O projeto Banco de Imagens e Efeitos Visuais e a Revista Iluminuras estão sediados no Laboratório de Antropologia Social do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS da UFRGS e integram os projetos de pesquisa desta Instituição. 

A publicação tem obtido suporte financeiro do PAEP (Programa de Apoio à Edição de Periódicos) da Pró-Reitoria de Pesquisa, como forma de implementar apoio e incentivo à edição de periódicos na UFRGS. Agradecemos a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS pelo suporte recebido de 2011 a 2019.

Histórico do periódico

Esta revista tem mais de 20 anos de circulação no meio acadêmico nacional e vem oferecendo acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que, disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização do conhecimento.

 

A Revista Iluminuras objetiva consolidar um espaço de discussão e divulgação de pesquisas etnográficas e de estudos nas subáreas Antropologia Urbana, Antropologia das sociedades complexas, Antropologia AudioVisual e da Imagem, Antropologia Sonora, Antropologia e Meio Ambiente, Antropologia e Tecnologias e áreas afins.

 

Os trabalhos que tem sido divulgados são de fundamental importância para a formação de pesquisadores nas áreas das Ciências Humanas e Sociais pois tratam de temas relacionados a pesquisas sobre culturas contemporâneas.

 

O corpo editorial da Revista já revela a ampla rede de pesquisadores do Brasil e do exterior que tem vínculos permanentes com as suas publicações e a divulgação da produção técnica e científica da UFRGS em escala ampla. Relacionada a atuação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social desta Universidade.