EJA do Cap/UFRGS: lugar de retorno, resgate, recomeço e reconhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.139741

Palavras-chave:

Fotografia, Narrativa Visual, EJA, Educação de Jovens e Adultos, Imagem

Resumo

Neste texto, iremos relatar uma proposta de projeto de ensino-extensão, configurada pela disciplina eletiva Imagens da EJA alfabetização e produção visual e pela ação de extensão Imagens e Retratos da EJA, realizada junto às alunas e aos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo geral é auxiliar no processo de ampliação da visibilidade social da EJA do CAp e das/os estudantes participantes, por meio de produção de visualidades imagéticas. Para tanto, a equipe promotora é interdisciplinar e realiza oficinas de leitura de imagem, sensibilização do olhar, introdução e prática fotográfica. O grupo estudantil desenvolveu funções de direção e execução de fotografia, de curadoria, de expositoras/es e de apresentadoras/es de suas criações. O projeto promoveu momentos de socialização das fotos e de experiências à comunidade escolar e à comunidade em geral, através de exposições físicas e virtuais, participação em atividades em espaços educacionais e culturais e criação de um repositório digital e publicações no Instagram (@imagens_e_retratos_eja). Também apresentaremos uma narrativa visual criada de forma colaborativa entre a professora e estudantes em homenagem ao 70° aniversário do colégio.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuci Pavei, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Colégio de Aplicação

Mestre em Educação, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso.Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GAMA, Fabiene de Moraes Vasconcelos. A auto-representação fotográfica em favelas: Olhares do Morro. Dissertação (mestrado), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Pós-Graduação em Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 2006. 144 f.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia, São Paulo. Editora Ateliê editorial 2020.

KULCSAR, João. Curso Percurso nas artes para professores: a fotografia na sala de aula.2023. Disponível em: https: Escola Itaú Cultural www.escola.itaucultural.org.br. Acesso em 01 fev. 2023.

NOVAES, Sylvia Caiuby. A construção de imagens na pesquisa de campo em antropologia. Iluminuras, Porto Alegre, v. 13, n. 31, p.11-29, jul.(dez. 2012).

Downloads

Publicado

03-07-2024

Como Citar

PAVEI, K. EJA do Cap/UFRGS: lugar de retorno, resgate, recomeço e reconhecimento. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 37, 2024. DOI: 10.22456/2595-4377.139741. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/139741. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Temática Especial 1