EJA do Cap/UFRGS: lugar de retorno, resgate, recomeço e reconhecimento
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.139741Palavras-chave:
Fotografia, Narrativa Visual, EJA, Educação de Jovens e Adultos, ImagemResumo
Neste texto, iremos relatar uma proposta de projeto de ensino-extensão, configurada pela disciplina eletiva Imagens da EJA alfabetização e produção visual e pela ação de extensão Imagens e Retratos da EJA, realizada junto às alunas e aos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo geral é auxiliar no processo de ampliação da visibilidade social da EJA do CAp e das/os estudantes participantes, por meio de produção de visualidades imagéticas. Para tanto, a equipe promotora é interdisciplinar e realiza oficinas de leitura de imagem, sensibilização do olhar, introdução e prática fotográfica. O grupo estudantil desenvolveu funções de direção e execução de fotografia, de curadoria, de expositoras/es e de apresentadoras/es de suas criações. O projeto promoveu momentos de socialização das fotos e de experiências à comunidade escolar e à comunidade em geral, através de exposições físicas e virtuais, participação em atividades em espaços educacionais e culturais e criação de um repositório digital e publicações no Instagram (@imagens_e_retratos_eja). Também apresentaremos uma narrativa visual criada de forma colaborativa entre a professora e estudantes em homenagem ao 70° aniversário do colégio.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso.Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GAMA, Fabiene de Moraes Vasconcelos. A auto-representação fotográfica em favelas: Olhares do Morro. Dissertação (mestrado), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Pós-Graduação em Ciências Sociais. Rio de Janeiro, 2006. 144 f.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia, São Paulo. Editora Ateliê editorial 2020.
KULCSAR, João. Curso Percurso nas artes para professores: a fotografia na sala de aula.2023. Disponível em: https: Escola Itaú Cultural www.escola.itaucultural.org.br. Acesso em 01 fev. 2023.
NOVAES, Sylvia Caiuby. A construção de imagens na pesquisa de campo em antropologia. Iluminuras, Porto Alegre, v. 13, n. 31, p.11-29, jul.(dez. 2012).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.