As personagens Lola e Agrado no filme "Todo sobre mi madre" de Pedro Almodóvar

e os paralelos com as figuras da femme fatale e da ninfa

Autores

  • Esther de Oliveira Jaeger Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Femme fatale, ninfa, paralelos, estigmatização, Pedro Almodóvar

Resumo

O presente artigo analisa as personagens Lola e Agrado do filme Todo sobre mi madre de Pedro Almodóvar traçando paralelos com as figuras da femme fatale e da ninfa. Explora-se, ainda, a relação de antagonismo existente entre a figura masculina e tais personagens, levantando questões que ultrapassam a ficção mitológica e cinematográfica que estão diretamente ligadas a milhares de anos de estigmatização da sensualidade e independência femininas.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esther de Oliveira Jaeger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Natural de Taquara/RS. Vive e estuda em Porto Alegre/RS. Bacharelanda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Núcleo de Arte Impressa - NAI, grupo de pesquisa em gravura contemporânea criado e coordenado pela professora e artista Helena Kanaan. Atualmente, é bolsista do Acervo do Museu da UFRGS.

Downloads

Publicado

2025-03-21

Como Citar

de Oliveira Jaeger, E. (2025). As personagens Lola e Agrado no filme "Todo sobre mi madre" de Pedro Almodóvar: e os paralelos com as figuras da femme fatale e da ninfa. Ícone: Revista Brasileira De História Da Arte, 8(9), 98–119. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/icone/article/view/134568

Edição

Seção

Artigos