Síndrome de Cushing Causada por Carcinoma Adrenal
Palavras-chave:
Síndrome de Cushing, Carcinoma Adrenal, Tomografia ComputadorizadaResumo
Paciente de 53 anos, sexo feminino, branca, iniciou há três meses com aumento de peso e surgimento de pelos faciais. Ao exame físico, apresentava fácies de lua cheia, alopécia de padrão androgênico, pletora facial, hirsutismo, giba, obesidade centrípeta e hipertensão arterial sistêmica. Com a suspeita de Síndrome de Cushing, foram realizados exames: cortisolúria: 191,73 µg/24h (valor de referência [VR]: 36 a 137), cortisol pós-supressão com dexametasona 1 mg: 23,2 µg/dl (VR <1,8), testosterona: 4,4 ng/ml (VR: 0,08 a 0,35); andronestenediona: 20 ng/ml (VR: 0,5 a 3,7); Sulfato de Dehidroepiandrosterona (SHDEA): 791,8 µg/dl (35,4 a 256) e ACTH: <10 pg/ml (10 a 52).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).