25 anos de Bioética Clínica no HCPA: Um pioneirismo que se renova
Palavras-chave:
Bioética, bioética ClínicaResumo
Em novembro de 1993 foi criado o Programa de Atenção aos Problemas de Bioética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O Ato no. 161/93 do presidente do HCPA, Prof. Carlos César de Albuquerque, publicado em 17 de novembro de 1993, implantou o Programa e nomeou os primeiros 11 membros do seu Grupo de Trabalho, que passou a atuar como um comitê de Bioética Clínica. O Prof. Carlos Fernando Francisconi foi nomeado como seu primeiro coordenador. Os objetivos do Programa eram: a) assessorar, como órgão consultivo, qualquer profissional da instituição que tenha, na sua área de atuação, dilemas morais; b) educar a comunidade de profissionais de saúde, alunos e eventualmente, pacientes e familiares, em questões bioéticas; c) propor normas e rotinas à Administração Central do HCPA, quando se fizer necessário1. Esta proposta estava plenamente de acordo com atividades semelhantes as praticadas em hospitais norte-americanos2.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-01
Como Citar
1.
Genro BP, Vianna FS, Dalmolin GDS, Raymundo MM, Goldim JR. 25 anos de Bioética Clínica no HCPA: Um pioneirismo que se renova. Clin Biomed Res [Internet]. 1º de novembro de 2018 [citado 5º de junho de 2023];38(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/87256
Edição
Seção
Editorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).