Uma aproximação entre bioética e interculturalidade em saúde a partir da diversidade

Autores

  • Márcia Mocellin Raymundo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

interculturalidade, diversidade, bioética

Resumo

A diversidade do mundo em que vivemos desafia constantemente a bioética em seu labor como mediadora na resolução de problemas ou conflitos, sobretudo na área da saúde. Esta diversidade não se apresenta somente com relação aos aspectos étnicos dos indivíduos que buscam atenção em saúde, mas envolve também questões de gênero, de religiosidade e crenças, de condições socioeconômicas e culturais, entre tantos outros aspectos que configuram as características particulares de cada pessoa ou coletividade. Por sua vez, a partir da consideração da diversidade é que se configura a interculturalidade em saúde, ou seja, a complementaridade entre diferentes visões sobre uma mesma questão de saúde que se estabelece a partir do diálogo e do intercambio. Trata-se da coexistência de distintas cosmovisões de maneira complementária, sem preconceitos ou imposição de uma sobre outra. A bioética e a interculturalidade em saúde possuem pontos convergentes e comuns, pois, a bioética tem sua origem precisamente da necessidade de contemplar diferentes possibilidades e distintas racionalidades frente a uma série de conflitos que envolvem também questões de saúde. A conexão entre a bioética e a interculturalidade é uma possibilidade que pode contribuir para a solução de alguns desafios frente à diversidade que se apresenta no que concerne o processo de atenção em saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Mocellin Raymundo, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS

Bióloga, Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-doutora pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Serviço de Bioética, Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2012-01-30

Como Citar

1.
Raymundo MM. Uma aproximação entre bioética e interculturalidade em saúde a partir da diversidade. Clin Biomed Res [Internet]. 30º de janeiro de 2012 [citado 28º de março de 2024];31(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/24281

Edição

Seção

Seção de Bioética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)