A avaliação ética da investigação científica de novas drogas: a importância da caracterização adequada das fases da pesquisa.

Autores

  • José Roberto Goldim HCPA/GPPG

Palavras-chave:

Pesquisa farmacológica, comitês de ética em pesquisa

Resumo

A avaliação prévia por um Comitê de Ética em Pesquisa de todos os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos é uma garantia contra eventuais abusos que possam vir a ser propostos. A pesquisa com novas drogas é das que mais requerem cuidados no processo de avaliação, especialmente por que se desenvolvem em diferentes fases conforme o nível de conhecimento sobre aspectos de segurança e eficácia envolvidos. A adequada compreensão sobre as características, finalidades e limites de cada uma das fases da pesquisa farmacológica é fundamental para a adequada avaliação dos projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Goldim, HCPA/GPPG

Biólogo, Mestre em Educação, Doutor em Medicina: Clínica Médica, Professor de Bioética na UFRGS e na PUCRS, Pesquisador Responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência do HCPA.

Downloads

Publicado

2007-07-12

Como Citar

1.
Goldim JR. A avaliação ética da investigação científica de novas drogas: a importância da caracterização adequada das fases da pesquisa. Clin Biomed Res [Internet]. 12º de julho de 2007 [citado 8º de fevereiro de 2023];27(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2073

Edição

Seção

Seção de Bioética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>