Estado nutricional e função pulmonar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica
Palavras-chave:
Estado nutricional, função pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônicaResumo
OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e estudar a relação entre nutrição e função pulmonar nesses pacientes.
PACIENTES E MÉTODOS: Foram selecionados 210 pacientes com DPOC (148 homens e 62 mulheres), separados em três grupos de 70 pacientes de acordo com a gravidade da doença: grau leve, moderado e grave. A associação entre estado nutricional e função pulmonar foi estudada usando o índice de massa corporal (IMC), o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e a relação VEF1/capacidade vital forçada (CVF).
RESULTADOS: A idade dos pacientes variou entre 41 e 91 anos (média de 65,7 ± 9,4 anos). As médias do IMC nos grupos com DPOC leve, moderada e grave foram, respectivamente, 24,7, 25,1 e 23,7 kg/m2 (P = 0,1). A maioria dos pacientes (70,5%) apresentava IMC entre 20 e 29,9 kg/m2. Entre os pacientes com IMC < 20 kg/m2, 24,3% apresentavam DPOC leve, 43,2% DPOC moderada e 32,4% DPOC grave. O coeficiente de correlação entre IMC e VEF1 foi 0,15, e entre IMC e relação VEF1 /CVF foi 0,22.
CONCLUSÃO: Não houve associação entre estado nutricional e comportamento funcional pulmonar em nosso estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).