Doença de Mondor secundária a herpes zoster torácico
Palavras-chave:
Doença de Mondor, herpes zoster, câncer de mama, ; tromboflebite da veia toracoepigástricaResumo
A doença de Mondor, ou flebite da veia toracoepigástrica, é auto-limitada e manifestase clinicamente por dor local acompanhada por um cordão subcutâneo de temperatura elevada. Pode ser achado isolado ou estar associada a trauma local, intervenções cirúrgicas, processos inflamatórios ou mesmo a um carcinoma. Pacientes com esse diagnóstico e idade igual ou superior a 35 anos têm indicação de complementar sua avaliação radio e/ou ecograficamente para excluir carcinoma de mama impalpável, pois a doença de Mondor pode estar associada à neoplasia maligna subjacente em até 25% das vezes. Relatamos aqui um caso de doença de Mondor secundária a herpes Zoster em região infra-mamária. A doença de Mondor é entidade rara na prática médica e necessita de profissionais experientes para que se firme o diagnóstico, que é exclusivamente clínico. Vale salientar que, neste caso, o curioso e surpreendente é a doença estar associada a lesões herpéticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).